sexta-feira, 11 de junho de 2010

Dia dos Namorados e a Cartomancia

Olá pessoal.
Nessa data específica, não sei exatamente porque percebo que um clima de devaneios perpassa o ar, como primavera, só que beirando o inverno. Será devido ao Dia dos Namorados?[/ironia]
Não sabia muito bem o que escrever a respeito, já que discuti um pouco sobre os relacionamentos na trilogia A Sexualidade e a Cartomancia. (Tarot, Petit Lenormand, Cartas de Jogar, link no Clube do Tarô)
Mas a sexualidade é só um dos aspectos que perpassam o nível dos relacionamentos.
No baralho, naturalmente, esse é o campo de Copas. Até mesmo um leigo consegue atribuir, num baralho comum, esse naipe aos sentimentos, por seu símbolo, diretamente relacionado a essa área: o coração.
No Petit Lenormand, esse naipe tem cartas extremamente favoráveis e agradáveis: O homem (28 - Ás), a Estrela (16 - Seis), as Árvores (05 - Sete), a Lua (32 - Oito), o Cavaleiro (01 - Nove), o Cão (18 - Dez), o Coração (24 - Valete), a Cegonha (17 - Dama) e a Casa (04 - Rei).
No Tarot, as Taças sempre são acompanhadas de desenhos agradáveis ao olhar. Mesmo o Cinco e o Oito, notadamente tensos. Mesmo o  Quatro e o Sete, ambíguos.
Mas hoje, em homenagem à data, queria falar um pouco sobre o Ás de um baralho específico: o Thoth, de Aleister Crowley.
 
De todas as cartas, por íncrivel que pareça, essa foi a que me causou pior impressão, quando admirei o naipe de Copas. Os marrons, os terras dele... Não me soavam afinados com a perspectiva delicada e agradável do naipe.
Não num primeiro momento...
Como aprendemos com Liz Greene e Juliet Sharman-Burke no Tarô Mitológico, o Ás é o irromper de uma força primordial. Assim como a Afrodite deste baralho, o Ás de Thoth é também um irromper - as águas fluviais, pluviais, lacustres, marinhas, todas fluindo para onde devem fluir. De dentro para fora, a taça não se esvazia... Transborda.

As águas se oferecem em ondas iridescentes.... Até o marrom. Aí, me incomoda(va?).
Nesse ano, senti todos os influxos dessa lâmina em um determinado mês. Minhas emoções ficaram à flor da pele. Apaixonado, ansioso, angustiado e deprimido (por favor, se mata...)
Aí eu entendi...

Os sentimentos, em todas as suas formas, estão expressos nessa carta. Independentemente de sua natureza, agradável ou não; dependemos muito mais de nós mesmos nessa hora para podermos canalizar esse influxo de forma positiva, como uma hidrelétrica emocional, ou de forma atabalhoada, como uma inundação!

É mais ou menos como vejo a carta 24 do Petit Lenormand: embora seja positiva, sua natureza é afetada pelo comportamento de quem está sob sua influência, podendo, inclusive, ser de drásticas conseqüências.

De qualquer forma, desejo que os influxos do Amor, do Grande Eros, estejam conosco. Para que nos divirtamos com esses efeitos tão engraçados, que nos deixam sem jeito e fazem a musculatura do rosto mostrar os quatro dentes da frente sem nenhum motivo aparente.
Abraços a todos... Carpe diem.

2 comentários:

  1. Emanuel,
    Lindo seu nome um grande mentor espiritual de Chico Xavier.
    Emanuel sei que não me conhece,porém,necessito de uma ajuda,amo baralho cigano,creio muito nas cartas.Estou passando por um problema de saude,apareceu um adenoma que o medico diz ser benigno,mais ando sentindo umas coisas estranhas,sensações que não são minhas,um amigo do Brasil que frequenta um grande centro kardecista,disse que é magia,alguma força negativa em cima de mim.Não moro no Brasil por isso fica muito dificil ter as facilidades e a religiosidade que nosso pais tem pra me ajudar espiritualmente.Existe uma ex mulher de meu marido que apesar de tantos anos passados ela não nos esquece,mais nos afastamos e rezamos muito pra ela,pois, tudo na vida passa.Voc~e poderia ver nas suas cartas se o que eu tenho é da matéria ou é algo espiritual?? Desculpe o pedido ,mais estou preocupada tenho filhos pequenos ainda,tudo tratado no inicio parece que tem jeito,mais obsessão e trabalhos de magia é um tanto dificil de resolver.
    Aguardo sua resposta e mais uma vez desculpe o pedido.
    Rita.26/04/68
    hamineoriente@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Rita, agora que vi seu recado. Ainda bem que nos falamos antes, não é?
    Um grande abraço, Luz em todos os seus caminhos.

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...