quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Caetano Veloso, A Força e a Tigresa

Olá pessoal. Postagem descompromissada, compromisso apenas com a beleza do gesto, nesse caso, da música. Ouvi, recomendado por alguém que tomou posse de um pedaço do meu coração, fez morada e não quer sair. Nem que eu queira.
Mas...
Quem disse que eu quero?...

Não conheço quase nada de Caetano, não porque eu não queira, mas porque música tem que ter contexto. E contexto se faz vivendo, não cavando sites de busca. Então, hoje, por recomendação, ouvi essa música que, por me remeter diretamente a um Arcano Maior, compartilho com vocês.


Caetano Emanuel Viana Teles Veloso (Santo Amaro da Purificação, 7 de agosto de 1942) é um músico e escritor brasileiro. Considerado um dos melhores compositores do século XX. Não vou me estender em sua biografia, porque quero experienciá-la em seus discos (estou aceitando sugestões da ordem em que devo ouvi-los). 


Uma tigresa de unhas negras e íris cor de mel
Uma mulher, uma beleza que me aconteceu
Esfregando a pele de ouro marrom
Do seu corpo contra o meu
Me falou que o mal é bom e o bem cruel

Enquanto os pelos dessa deusa tremem ao vento ateu
Ela me conta sem certeza tudo o que viveu
Que gostava de política em mil novecentos e sessenta e seis
E hoje dança no Frenetic Dancin’ Days

Ela me conta que era atriz e trabalhou no Hair
Com alguns homens foi feliz com outros foi mulher
Que tem muito ódio no coração, que tem dado muito amor
E espalhado muito prazer e muita dor

Mas ela ao mesmo tempo diz que tudo vai mudar
Porque ela vai ser o que quis inventando um lugar
Onde a gente e a natureza feliz, vivam sempre em comunhão
E a tigresa possa mais do que o leão

As garras da felina me marcaram o coração
Mas as besteiras de menina que ela disse não
E eu corri pra o violão num lamento
E a manhã nasceu azul
Como é bom poder tocar um instrumento 


Abraços a todos... Ao som de Caetano.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. hummm, Caetanear é sempre bom! Espero que seja prazerosa a desoberta. É provável que já conheça, mas aconselho também que vasculhe sobre o som dos "Doces Bárbaros", que é Caetano, Gil, Betânia e Gal juntos, na época da tropicália!

    Engraçado como eu estava esses dias na cidade de Santo Amaro da purificação, terra de Caetano e Betânia, que fica a uns 83km de Salvador. E pensei em como algumas ruas da cidade, com as casas coloniais se assemelham com algumas ruas de Ouro Preto, quando visitei uma vez.

    Bem, conversas cartomânticas rendem bem pano pra vestidos de noiva...hehehe.

    ResponderExcluir
  3. quer entender a arte de caetano simplesmente comece pelo disco transa e o restante deixe acontecer,bye

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...