sábado, 22 de outubro de 2011

Falando em videogames... 8-bit Tarot.


Olá pessoal. Depois da postagem anterior, onde apresentei duas imagens dialogantes – pelo menos para mim, o que não é grande coisa; eu vejo Tarot em tudo! – eu decidi apresentar para vocês o 8-bit Tarot, um projeto ousado e que eu, particularmente, acho lindo. 
Quando eu digo que vejo Tarot em tudo, eu realmente não estou brincando. Músicas, textos, imagens (sempre imagens!), danças, comidas, bebidas. Tarot é meu cotidiano. E se eu sou gamer, por que não jogos, se o Tarot, antes de ser qualquer coisa, não passa de um jogo? 

Sonic the Hedgeog
SEGA Master System

E, falando em jogos, minha infância foi videogame. Amo até hoje, apesar de ter ficado nos 32 bits (no máximo; tem jogos que eu não consigo entender a mecânica participativa do jogador!). Ainda assim, minha paixão são os jogos dos games de 8 e 16 bits, dos videogames NES (8 bits), Super NES (16 bits) (Nintendo) e Master System (8 bits) e Mega Drive/Genesis (16 bits) (SEGA).
Diante dos jogos de hoje, é praticamente impossível pensar em jogos que você comandava o personagem com um ou dois botões mais o direcional. Mas é tão divertido... Pode ser preciosismo de minha parte; mas eu me divirto bem mais.
E pelo jeito eu não sou o único... 


O 8-bit Tarot é um baralho inspirado no Rider Waite, em que cada carta foi redesenhada  por Índigo Kelleigh na resolução de 88 x 152 pixels utilizando apenas as cores padrão da paleta de cores Mac OS 8 bit (acima). A técnica, e até mesmo o grafismo, remetem imediatamente à ideia dos jogos do NES – como Mario Bros. É precioso!

A caixa, com tampa, contém um baralho de 5,8 x 8,9 cm 
e uma carta adicional descrevendo o projeto.

Esse poster mostra todas as cartas (que são visíveis individualmente no site do autor)...


E aqui temos o(s) Mago(s). Juro que meus olhos brilham enquanto eu escrevo...

À esquerda: Waite-Smith; à direita: 8-bit.


O autor, Índigo Kelleigh (Indy) vive em Portland, OR. Trabalha essencialmente com desenhos feitos à mão, incorporando elementos digitais aos trabalhos. 


Sua ilustração remete-se, mesmo nos momentos mais sombrios, ao cartoon. Seus trabalhos coloridos são criados digitalmente com o auxílio do Photoshop, Illustrator ou Painter. É familiarizado com técnicas vitorianas de design e impressão. E parece ser um cara bem bacana (para criar um Tarot desses..!)
Para entrar em contato com ele, acesse o Lunar Bistro ou mande um email para indigo@lunarbistro.com.

Um comentário:

  1. Muito grato por fazer aumentar a minha fome de jogar Super Nintendo, viu? E encomendar já esse deck, que não imaginava existir no papel. Um brinde considerável à nossa geração. Abraço!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...