sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Princesa de Copas.

Pessoal, participei de um concurso de desenho proposto pela USGames Brasil e, sinceramente, assumo que foi um desafio e tanto. Mas, diante do desafio, percebi o quanto os Arcanos se integram à gente, ao ponto de serem como Auguste Gusteau para o ratinho Rémy. 



Parte de nós sendo à parte de nós.

Desenhar essa carta foi um desafio de compreensão. Engraçado que, quando vi a proposta, já pensei de cara no Ás de Copas; fui estudando alguns baralhos, procurando referências ao naipe e representações anteriores (afinal de contas eu não sou artista, sou historiador da arte...) e comecei a desenhar. O desenho não me dava sossego; lá ia e madrugada adentro desenhando espirais no papel e nos sonhos. Quando o Ás virou Princesa eu não sei, só sei que foi assim.
E Ela me acompanhou uma noite inteira até ficar pronta. A Artista, pois é o que Ela É, me deu trabalho, porque ora posava de um jeito, hora se ajeitava pedindo revisão. E lá ia eu ter que modificar os meus planos, já que os planos eram Dela. E eu, de escriba, virei desenhista. Lá vamos nós.


Princesa de Copas

Explicando a imagem. Princesa normalmente é correlacionada à Sephira Malkuth, o Reino, enquanto o Ás é correlacionado a Kether, a Coroa. A Coroa emblematiza aquele que representa o Reino. E aqui o Ás está seguro, sustentado, melhor dizendo, pela mulher nua que se inebria com seus influxos. Como pedra em um lago, as ondas ressonantes partem da vesica piscis central rumo ao alto e além. Apesar de ser a Solidez da Água, aqui vemos insetos alados se aproximando da Luz que emana do cálice – um primeiro passo para o Arcano seguinte. Uma gota d’água cai do cálice em cachoeira, como diz a música do Coldplay: every teardrop is a waterfall, ou a clássica Cry me a river.
A Princesa é chorona. Mas, justamente por isso, não sobram resíduos em sua alma. Ela representa o outono, estação em que as folhas caem, apodrecem, e são reaproveitadas pela mesma árvore que as deixou cair. Nada se perde, e o resíduo se vai. Sua alma é limpa, porque o excesso sai pelos olhos. Já a experiência... fica.
Não possui rosto porque não é expressiva, é impressiva. Ela se volta para dentro, e dentro encontra seu tesouro. Então, por que seu rosto está voltado para a taça? Estaria a taça fora... ou fora é aforismo de dentro?
Seu cabelo é evanescente, iridescente, como seus chackras. Sua beleza externa sempre será um reflexo da própria riqueza interna. Evidentemente, o oposto é verdadeiro; a Princesa de Copas não tem máscaras. Ela não precisa, mesmo que precise.
Conversando com a Claudia Mello e com o Janus, eles viram na imagem identificações com Oxumaré, o Orixá do Arco-Íris. Inicialmente não me passou pela cabeça mas, não é que existe razão de ser? A imagem se amplia, não se restringindo à proposta de quem a desenvolve, mas à experiência de quem observa.
Desenhar essa carta e entrar em contato com sua natureza me colocou diante dos primeiros lampejos de criatividade satisfatória – sendo que satisfação é o óbulo que se paga à Alma pela oportunidade de agir. E eu realmente estou satisfeito com os primeiros influxos que essa carta me trouxe, de refletir sobre o conteúdo dos Arcanos desenhando-os com todos os materiais disponíveis (pelo menos por ora - lápis de cor, têmpera e nanquim).
Eu preciso agradecer, particularmente, a uma pessoa por essa imagem. Sarah Helena, uma artista e tarófila (em sua própria definição), pelos dois cursos dos quais participei. Uma Força e uma Torre brotaram em sala e, da técnica obtida, vejo que outros virão. Obrigado.





Bem, e, evidentemente, devo agradecer à USGames Brasil pela oportunidade de participar e pelo segundo lugar que eu obtive. Com isso, fui premiado com um Thousand and One Nights Tarot, um baralho magnífico, desenvolvido por Leon Carré. Já até encomendei os volumes para estudá-lo à luz dos contos de Sherazade. 


Conte-me uma história, Sherazade.
Até termos 78 histórias para contar.


Sugiro aos amantes do Tarô que adicionem seu perfil. São sorteados baralhos sempre que o grupo atinge determinada cota de membros, promoções-relâmpago (concorra a um baralho respondendo corretamente uma pergunta) e concursos como este. 


Em breve, novidades sobre esse baralho que, sem nenhuma novidade, é lindo.

3 comentários:

  1. Esse baralho é lindo! É um dos que pretendo ter :D

    ResponderExcluir
  2. Será que dessa vez o comentário vai? rs

    Eu fico muito feliz com o agradecimento. Eu que agradeço, porque ver esse tipo de coisa prova que estou indo no rumo certo! Se continuar assim, e eu espero que continue, vai fazer seu próprio baralho inteirinho.

    Acho que a experiência de desenhar os arcanos permite uma percepção muito linda, não só dos símbolos da carta desenhada, mas dos processos que levam à criação de um baralho modernamente.


    amo muito!

    ResponderExcluir
  3. Oi Igor! Vale a compra, ele é maravilhoso. Eu acredito na beleza dos baralhos, como ressonante do efeito que teremos com ele. Isso, evidentemente, parte do princípio daquilo que é chamado "belo", assunto que dá pano para manga!

    Sarah, você não só está no rumo certo, como guiando outros aos seus próprios caminhos. Fico feliz pelo cruzar de nossos passos e os resultados disso. Pelas raízes se conhece a árvore... E que a nossa seja plena como tem sido.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...