quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

The Game of Thrones Lenormand: 04. Westeros.


Olá pessoal. Essa foi talvez uma das cartas que mais me levaram a pensar. Quando elenquei as referências, a primeira ideia que me passou pela cabeça para definir a carta 04 do Petit Lenormand foi Winterfell. Evidente; eu me identifico bastante com os Stark para chamar Winterfell de casa. Mas, pensando um pouco melhor, estendi o conceito a Westeros, o continente. E agora preciso restringi-lo novamente.

Norte de Westeros.

Sul de Westeros

Westeros é um dos três continentes do mundo. A maioria de sua área é coberta pelos Sete Reinos. Os dois outros continentes que dividem o mundo no qual Westeros está são Essos, um vasto continente, fica no leste depois do Mar Estreito, e Sothoros, sudeste do estremo oeste de Essos. As terras ao longo da costa sul, chamadas de Terras do Mar de Verão, incluindo Ghis e as ruínas de Valíria, a antiga casa dos reis Targaryen de Westeros.
Ao sul de Westeros ficam as Ilhas de Verão. (Fonte)

A carta 04 do Petit Lenormand é o refúgio, o porto seguro, a origem e o retorno. Westeros é uma construção política dos Targaryen, mantida pelo Usurpador. Não é uma casa. Não é um lar. Mas, durante a história, nos deparamos mais de uma vez com o desejo de voltar para casa.
Tudo começa com a visita de Robert Baratheon a Winterfell. Outorgando a Ned Stark o título de Mão do Rei, o força a deixar sua casa, seu lar, em direção a Porto Real. A saudade do lar é forte. Jon Snow (30 - Os Lírios) deixa Winterfell rumo à Muralha (19 - A Torre). Theon Greyjoy (03 - O Navio) é criado em Winterfell, longe de Pike. Danaerys Targaryen (17 - A Cegonha) é criada sem lar, mas relembrada constantemente por seu irmão do seu lugar de direito. Arya Stark (22 - Os Caminhos) tenta voltar para casa. E em Vaes Dothraki, os belicosos homens-cavalo não podem portar lâminas nem guerrear entre si. 
Perceba que aqui não é só saudade que movimenta os eventos. Aqui, temos ações efetivas. É necessário voltar para casa, porque existe uma casa. E esse voltar tem consequências - dificilmente algo na obra de George R. R. Martin não tem.


Quando a carta de Westeros sair em um jogo, lembre-se do que você chama de lar. Aonde estão suas origens. E pergunte-se se suas origens pedem um retorno, ou uma partida - observando as cartas que lhe ladeiam. De qualquer forma, essa carta é um conforto, de haver, em algum lugar, alcançável de algum jeito, um local onde você pode descansar. Há um lugar conhecido onde você vivencia o pertencimento. 


Você pode ver um mapa interativo do continente aqui.

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